7 de janeiro de 2013

Parte 10. A Igreja em um Dia de Ruína - 2 Timóteo 2



No capítulo anterior procuramos apresentar a mente de Deus quanto à Sua Casa.
Também vimos que, através do fracasso do homem na responsabilidade, as doutrinas más e
os homens maus foram trazidos para a Casa de Deus, reduzindo a Casa a uma ruína e
expondo-a ao juízo.

Foi citado que enquanto a primeira epístola a Timóteo apresenta a Casa de Deus em
ordem de acordo com a mente de Deus, a segunda Epístola apresenta a Casa quando se
tornou arruinada pelo fracasso do homem, e, em sua ruína, semelhante a “uma grande casa”
na qual “não há somente vasos de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro; uns
para honra, e uns para desonra” (2 Tm 2:20). O crente que uma vez viu a verdade da
assembléia como a Casa de Deus como revelado na Escritura, pode muito bem dizer: “não
vejo nada na terra que corresponda à verdade”. Quão lamentável que isso seja verdade! Em
um dia de ruína a verdade da Casa de Deus somente pode ser conhecida de um modo
abstrato, não havendo mais qualquer expressão concreta da verdade. Tudo o que pode ser de fato visto na cristandade é “uma grande Casa” contendo vasos para honra e vasos para
desonra. Isso levanta outras perguntas na mente do crente que deseja andar na obediência a
Deus: A Palavra de Deus dá alguma direção ao povo de Deus em um dia da ruína? Há ali
alguma luz quanto a como devemos caminhar e com quem devemos andar em um dia
quando a cristandade se tornou corrupta? Por maiores que sejam as dificuldades ou quanto
mais escuro o dia, não é possível pensar que Deus alguma vez deixa o Seu povo sem luz
suficiente para o seu caminhar nesse mundo. Por causa da falta de espiritualidade podemos
não conseguir discernir a luz; por causa da falta de dedicação podemos não conseguir andar
segundo a luz, ou por causa da completa apatia podemos estar inteiramente indiferentes a
isso; no entanto podemos estar seguros de que a Palavra o percebe, Deus prove toda a luz
para o nosso caminho.

Há três fatos de primeira importância para que nossa alma compreenda, se
desejarmos caminhar neste mundo segundo a mente de Deus.

Primeiro, temos de aprender que, conquanto grande seja a nossa inteligência
natural, conquanto altamente a mente possa ter sido treinada, conquanto grande seja o nosso
conhecimento da Escritura, conquanto sinceros sejam os nossos desejos, não podemos, se
confiamos em nossas próprias mentes, encontrar o caminho de Deus para o Seu povo em
meio a confusão da cristandade. Não somos competentes para encontrar o nosso caminho em meio às dificuldades crescentes do caminho, para enfrentar a oposição contínua à verdade, ou resolver as várias questões que surgem constantemente.

Mas, em segundo lugar, tendo descoberto a nossa completa incompetência, somos
muito grandemente ajudados a aprender que não devemos encontrar o nosso caminho como
melhor pudermos e que Deus nunca esperou que tivéssemos alguma sabedoria ou
competência em nós mesmos para andar segundo a Sua mente. O Senhor pode dizer: “Sem
Mim nada podeis fazer”.

Terceiro, é um dia muito grandioso quando descobrimos a rica provisão que Deus
fez para que pudéssemos ser instruídos em Sua mente. Primeiro, temos um Cabeça no céu –
Cristo na glória é o Cabeça do Seu Corpo, a Igreja – e toda a sabedoria está no Cabeça, para
que embora não tenhamos nenhuma sabedoria em nós mesmos, temos a plena sabedoria em
Cristo. Alguém com verdade disse: “Cristo é feito sabedoria, isto é inteligência. Somente Ele
pode liderar homens através da perplexidade deste mundo de confusão moral, onde não há
nenhum caminho”. É então de proeminente importância abandonar a nossa própria “cabeça”
e olhar par Cristo como “o Cabeça” para nos guiar. Se confiarmos em nossa própria cabeça,
não estaremos “mantendo o Cabeça” (Cl 2: 19).

Em segundo lugar, o Espírito – uma Pessoa Divina – está na terra. O Senhor sabia
muito bem que o Seu povo não seria capaz de subsistir por si mesmo em um mundo do qual
Ele está ausente; por essa razão antes que partisse, pode dizer: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque
habita convosco, e estará em vós” (Jo 14:16-17). A preservação e a manutenção da verdade
não dependem dos santos, mas da presença permanente do Espírito da Verdade.

Terceiro, temos as Sagradas Escrituras dadas pela inspiração de Deus e proveitosa
para ensinar, para reprovar, para corrigir, para instruir na justiça: para que o homem de Deus
possa ser completo, completamente provido para toda boa obra (2 Tm 3:16-17). Lemos que
“a Casa de Deus que é a assembléia do Deus vivo” é “a coluna e firmeza da verdade”; mas,
quando a Casa de Deus ficou em ruína, e não temos mais a verdade vividamente anunciada
na Igreja, o homem de Deus ainda tem a autoridade infalível da Escritura pela qual
comprova todas as coisas. Agora deve ser manifesto que nenhuma ruína na cristandade pode
por um momento alterar Cristo, ou o Espírito, ou a Escritura. Cristo permanece o Cabeça no
Céu, com um armazém ilimitado de sabedoria para que o Seu povo possa sacar dele, tanto
nesses últimos dias quanto durante os primeiros dias do cristianismo. O Espírito Santo
permanece com poder não diminuído para guiar e controlar. A Escritura Sagrada permanece
com autoridade absoluta.

Contudo a cristandade amplamente deixou de lado a Cristo, o Espírito, e as
Escrituras. Os grandes sistemas religiosos dos homens de fato conservaram o nome de
Cristo, mas deixaram de lado a Cristo como o Cabeça no Céu por apontar cabeças terrenas.
Roma tem o seu Papa; a Igreja Grega, o seu Patriarca; as Igrejas Protestantes, os seus Reis,
Arcebispos, Presidentes ou Moderadores. Então nesses grandes sistemas há pouco deixado
para o Espírito. O maquinário religioso e os dispositivos carnais dos homens basicamente
excluem o Espírito. E, por fim, os homens fizeram o ataque mais mortal contra as Escrituras,
até que dificilmente exista uma seita na cristandade que defenda com algum grau de
unanimidade que “toda a Escritura é dada pela inspiração de Deus”.

Se, então, desejamos dar a Cristo Seu lugar como o Cabeça da Igreja, possuir e nos
submeter ao controle do Espírito Santo e implicitamente nos curvar à Escritura, o que
devemos fazer? A Escritura muito definitivamente responde que devemos manter e atuar
sobre dois grandes princípios. Primeiro, a separação de tudo o que é contrário a verdade de
Deus – tudo o que é uma negação da verdade da Igreja, de Cristo como o Cabeça da Sua
Igreja, do Espírito Santo como o nosso guia todo suficiente, e a Escritura como a nossa
autoridade absoluta. Então, depois que nos separamos do mal, a Escritura insiste em outro
princípio igualmente importante – a associação com tudo o que é de acordo com Deus. Em
uma palavra, devemos “Deixar de fazer o mal; aprender a fazer o bem”.
Primeiro, então, vamos procurar aprender o que a Escritura tem a dizer quanto à
separação do mal. Todos admitiriam, muito embora possam não corresponder na prática, que
a separação deste mundo mal sempre esteve incumbida ao povo de Deus, mas em um dia em que a cristandade se tornou corrupta, temos instruções especiais para uma separação tripla.

Primeiro, a separação de todo sistema religioso que pela sua constituição é uma negação da
verdade de Cristo e a Igreja. A palavra em Hebreus 13:13, é muito claro: “Saiamos, pois, a
Ele fora do arraial, levando o Seu vitupério”. O arraial era o sistema religioso judaico
originalmente estabelecido por Deus e que apela para o homem natural. Nele nenhuma
questão de novo nascimento foi levantada; tudo dependia do nascimento natural. Era
composto de pessoas exteriormente relacionadas com Deus, com uma ordem terrena de
sacerdotes que estavam entre o povo e Deus. Tinha um santuário terreno e um ritual
ordenado (Hb 9:1-10). É também manifesto que os sistemas religiosos da cristandade foram
formados segundo o modelo do arraial. Eles são basicamente compostos de homens não
convertidos; eles, também, fazem um apelo definido ao homem natural; eles, também, têm
os seus santuários mundanos, o seu ritual, e os seus sacerdotes humanamente ordenados que estão entre o povo e Deus. Mas na imitação do arraial, os cristãos, como vimos, deixaram de lado a Cristo como o Cabeça, o Espírito Santo como o Guia, e a Escritura como a
autoridade. Se, então, dermos a Cristo o Seu verdadeiro lugar devemos, em obediência à
Palavra: “Sair, pois, a Ele fora do arraial, levando o Seu vitupério”.

Mas, em segundo lugar, a separação da ordem das coisas do arraial como
estabelecido nesses sistemas religiosos não é o suficiente. A Escritura também claramente
manda a separação da má doutrina. Em 2 Timóteo 2:19, lemos: “Qualquer que profere o
nome de Cristo aparte-se da iniqüidade”. Todo aquele que confessa o nome do Senhor é,
pela confissão, identificado com o Senhor e é responsável por se apartar da iniqüidade. A
iniqüidade pode tomar muitas formas, mas os versos precedentes claramente mostram que as más doutrinas estão especialmente em vista. Não devemos ligar a iniqüidade com o nome do Senhor. Pode nos custar muito tempo nos separar da iniqüidade, mas nos custará muito mais na eternidade ter ligado o nome do Senhor com a iniqüidade.

Terceiro, a mesma Escritura exige a separação das más pessoas. O verso 20 fala de
vasos para honra e vasos para desonra, e no verso seguinte somos mandados a nos purificar
dos vasos para desonra para sermos santificados e estarmos aptos para o uso do Mestre.
Aqui está claro que estão em vista as pessoas, não simplesmente as doutrinas. Tem sido
realmente observado que: “É sempre em proporção à sua separação desses vasos (pessoas),
não simplesmente às suas doutrinas, que você é santificado e preparado para o uso do
Mestre.... Poucos têm idéia de como alguém sofre por causa da associação não santificada.
Não é suficiente não manter as doutrinas dessas pessoas; mas a associação com elas
contamina. Você é caracterizado pela associação mais baixa que mantém. Todo esforço foi
tentado na cristandade para enfraquecer a força dessa passagem; cada um é grande em
proporção à sua separação”.

Por isso está claro que a Escritura abertamente ordena a separação dos sistemas
religiosos que são uma negação da verdade, por causa das falsas doutrinas que minam a
verdade, e por causa dos vasos (pessoas) para desonra as quais não praticam a verdade.

Isso, contudo, não é o suficiente. A separação, contudo necessária, é só negativa;
deve haver também aquilo que é positivo. Isso nos conduz ao segundo grande princípio, a
associação com o bem. Assim como a separação deve ser tanto das coisas más como das
más pessoas, assim, também, a associação deve ser tanto com as coisas que estão certas
como com as pessoas que estão certas com o Senhor. Devemos seguir “a justiça, a fé, o
amor, a paz, com os que com um coração puro, invocam o Senhor” (2 Tm 2:22). A justiça
necessariamente está em primeiro lugar. Qualquer que seja a confissão que um homem possa fazer, se não houver a manutenção da justiça prática, não pode haver um caminhar segundo Deus. Mas a justiça não é suficiente: o mero certo ou errado não é suficiente para determinar o caminho do cristão. Ele de fato deve fazer o certo, mas para tomar o caminho do Senhor a fé é necessária. Por isso, com justiça a “fé” deve ser seguida. Mas a justiça e a fé abrem o caminho para o “amor”. Se o amor não for guardado pela justiça e fé, degenerará em mera

Por HAMILTO SMITH.

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